Recebi um convite do Renato Lebeau, por recomendação do Juliano Pereira, para participar de um dos eventos do canal dele no Youtube, o Impulso HQ, sobre tecnologias de realidade virtual, aumentada etc. Mais especificamente, o assunto era a tal tecnologia NerveGear do Anime Sword Art Online (SAO).
Eu não conhecia esse Anime. Porém, como eu já havia trabalhado alguns bons anos com tecnologias digitais para a Educação - que chegou a incluir realidade aumentada (veja aqui) - e estava cursando a pós-graduação em Computação Aplicada à Educação do ICMC/USP ( aqui), que incluia uma disciplina sobre ambientes imersivos, pelo Prof. Romero Tori, senti-me bem preparado para contribuir com uma visão “pé no chão” sobre o assunto.
Ainda assim, eu só ouvira falar do tal NerveGear e, para compensar essa falta, convidei meu próprio filho, o Giovani Pagnossin, a participar do evento. Nada mais providencial: ele está cursando a graduação em Desenvolvimento de Jogos da Anhembi Morumbi e conhece o SAO, entre outras expressões da cultura japonesa. Assim, fomos nós dois participar desse evento.
O resultado está aí embaixo: