Skip to main content

Aulas interativas

··253 words·2 mins

O objetivo deste projeto, executado entre 2009 e 2011, foi levar tecnologias educacionais digitais para as salas de aulas da Rede Pública de Ensino do estado de São Paulo.

Contexto
#

Para isso, uniram-se a Universidade de São Paulo (USP), a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Dell Computadores do Brasil. A USP, por intermédio do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada (CEPA), contribuiu desenvolvendo softwares educacionais para lousas eletrônicas da SMART. A SEE, por sua vez, organizou a implantação do projeto, em estágio piloto, nas escolas públicas da cidade de Sumaré, na região de Campinas, bem como garantiu a participação dos Professores Coordenadores das Oficinas Pedagógicas no desenvolvimento desses softwares, em consonância com o currículo e o material didático padronizado. Finalmente, a Dell participou financiando todo o projeto, além de envolver o Instituto Eldorado no gerenciamento do projeto.

O projeto serviu como piloto para a intenção do Governo do Estado, durante a gestão do então Governador José Serra, de investir em materiais digitais como parte do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

Minha participação
#

Eu participei desse projeto como líder técnico da equipe de desenvolvimento, no CEPA. Nesse papel, eu desenvolvi toda a equipe de programadores, de até 9 pessoas, treinei e gerenciei todo o desenvolvimento utilizando o arcabouço ágil Scrum. Eu fiquei particularmente responsável pelo desenvolvimento dos materiais de Matemática e, devido à minha familiaridade com o tema, atuei também como conteudista, propondo recursos educacionais e auxiliando os professores na definição desses materiais.