No início de 2008 o então presidente da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da USP, o Prof. Dr. Gil da Costa Marques, solicitou que eu criasse um curso de LateX para oferecê-lo à comunidade USP via STI.
Desse pedido surgiu o curso “Usando \(\LaTeX\); pensando em \(\TeX\)”. O título representava a proposta: ensinar \(\LaTeX\) de forma produtiva - muito usado na composição de artigos científicos -, porém entendendo sua base, o \(\TeX\). A proposta incluia também uma abordagem prática explorando o computador como laboratório. O curso foi originalmente pensado para usuários de Windows com a distribuição MikTeX e a IDE TeXnicCenter e, de fato, chegamos a fornecê-los em CD-ROM para os alunos (Internet de alta velocidade não era ainda onipresente).
Esse foi o primeiro curso que criei e, para isso, aprendi a usar o Moodle como ambiente virtual de aprendizagem. Baseei o curso na bibliografia consagrada da época, que incluia o The \(\LaTeX\) Companion (de Mittelbach e Goossens), Guide to \(\LaTeX\) (Kopka e Daly) e o lendário \(\TeX\)book (Knuth).
A primeira turma foi experimental e ocorreu ainda no primeiro semestre de 2008, com 5 alunos membros do CEPA e STI. No segundo semestre abrimos a segunda turma: recebemos 70 inscrições logo no primeiro dia de matrícula, lotando a sala com as 25 vagas disponibilizadas. 14 concluiram. No primeiro semestre de 2009 abrimos a terceira e última turma presencial, com lotação máxima e 7 concluintes. Eu atuei como professor nas três turmas e, nas duas últimas, contei com o apoio da Juliana Giordano como tutora.
A partir daí o curso passou a ficar disponível para o público pelo Moodle da rede social da USP, o Stoa ( aqui), porém sem formação de turmas. O código-fonte está disponível aqui.
obs.: na época, a STI chamava-se Coordenadoria de Tecnologia da Informação.